25 agosto 2016

Servidores em greve fecham rodovia em manifestação no Tocantins

25/08/2016 10h57 - Atualizado em 25/08/2016 14h08 - de G1 Tocantins (Reprodução)
Funcionários do estado fecharam a TO-080, em Paraíso do Tocantins.
Saúde, educação e quadro geral estão em greve há duas semanas.

Do G1 TO / Facebook
Manifestação está sendo realizada na TO-080 (Foto: Sisepe/Divulgação)

A TO-080 foi interditada por servidores estaduais em Paraíso do Tocantins, a 63 quilômetros. O protesto começou por volta das 8h e terminou no fim da manhã. Conforme a organização, cerca de 150 pessoas estiveram no local. Funcionários da educação, saúde e quadro geral estão em greve há cerca de duas semanas e cobram pagamento de benefícios por parte do Estado, entre outras coisas.

Por causa do protesto, filas de carro estão se formando. Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe), a pista é liberada a cada 15 minutos. Protestos também estão sendo realizados no centro de Gurupi, no sul do estado.

O G1 questionou o estado sobre as negociações com os grevistas, mas não houve resposta até às 11h15.
saiba mais
Servidores do quadro geral e da saúde entram em greve no Tocantins
Professores e servidores da saúde do Tocantins decidem por greve
Após saúde e educação, servidores do quadro geral decidem pela greve


Entenda
Os servidores da saúde, educação e quadro geral entraram em greve no início deste mês. No quadro geral, cerca de 95% dos 12 mil servidores aderiram a paralisação.

Em Palmas, o número é de 80%, segundo o Sisepe. Eles cobram o pagamento dos retroativos da data-base de 2015 e a implantação do índice de 9,8307% referente data-base 2016.

As escolas estaduais de Palmas não funcionam desde quarta-feira (10). A paralisação foi iniciada em toda a rede estadual e cerca de 180 mil estudantes estão sendo prejudicados. Na capital são mais de 38 mil alunos.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), 90% dos efetivos aderiram à paralisação em Palmas e 70% no interior. Eles cobram o pagamento dos retroativos das progressões 2013 e 2014, e das progressões 2015 e 2016. Além de revisão no Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração.

Os servidores saúde também deflagrou greve. São mais de 11 mil funcionários em todo o estado. Os profissionais reivindicam melhores condições de trabalho e pedem que o governo pague os valores garantidos na legislação para cada categoria da saúde.
Manifestação em Gurupi, no sul do estado (Foto: Sisepe/Divulgação)
 
Fila de carros causada por manifestação (Foto: Sisepe/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.