23 agosto 2016

Conta de energia vai ficar mais cara no Maranhão

Aumento será de 7,84%
23/08/2016 às 16h17 - Imirante.com, com informações da Assessoria (Reprodução)
O reajuste tarifário passa a valer a partir do próximo domingo (28).
Ao todo, mais de dois milhões de unidades consumidoras serão afetadas pelo aumento no Maranhão. / Foto: Liliane Cutrim/Imirante.com.

SÃO LUÍS – As contas de energia elétrica dos maranhenses vão ficar mais caras a partir do dia 28 de setembro. O aumento será de 7,84% para os consumidores residenciais. A informação foi dada, nesta terça-feira (23), pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a qual aprovou o reajuste tarifário anual da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Ao todo, mais de dois milhões de unidades consumidoras serão afetadas pelo aumento no Maranhão.

Veja, abaixo, os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores residenciais da Cemar:
 
Arte: Divulgação/Aneel

O efeito médio da alta-tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa-tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, Poder Público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).

Entenda como é calculado o reajuste da tarifa

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais. Os custos típicos da atividade de distribuição, por sua vez, são atualizados com base no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

Mais informações sobre as revisões tarifárias podem ser consultadas no endereço eletrônico www.aneel.gov.br, no link entendendo a tarifa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.