05 fevereiro 2016

Cai quantidade de celulares apreendidos em revista na Barra da Grota

Em: 04/02/2016 16h05m - De surgiu.com (Reprodução)
Durante revista de rotina realizada na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, entre ontem, dia 3, e hoje, 4 de fevereiro, foram apreendidos somente três aparelhos celulares. Esse número mostra a significativa redução se comparado ao de outras revistas realizadas na unidade, que ficavam, no mínimo, na média de 20 aparelhos celulares.

Para o diretor da UTPBG, Jean Carlos Teixeira, essa redução é devido a maior precisão dos agentes penitenciários da Polícia Civil durante as visitas e revistas. “Os agentes têm sido mais efetivos na entrada desse tipo de objeto. A ação foi uma realização da Diretoria do Sistema Prisional e tem como um dos objetivos manter a ordem e a disciplina, além de garantir a integridade física dos servidores e dos detentos da unidade”, explica.

A revista, que contemplou todos os pavilhões da unidade, apreendeu, ainda, mais de 20 trouxas de maconha, chips de operadora de telefonia móvel, uma balança artesanal e de estimulantes sexual. A operação contou com a participação de 15 agentes penitenciários da Polícia Civil e do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e o apoio de 20 homens da Polícia Militar do 2º Batalhão de Operações Especiais.


Mais rigor

E as revistas nas unidades prisionais no Tocantins serão ainda mais rigorosas, uma vez que o Governo do Estado, após firmar parceria com o Ministério da Justiça, através Departamento Penitenciário Nacional (Depen), recebeu doação no valor de R$ 447.275,00 em equipamentos de segurança para realizar inspeção de acesso de pessoas, objetos, veículos e demais materiais.

Conforme a secretária Estadual de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga, essa parceria entre Ministério da Justiça tem a finalidade de extinguir a revista vexatória em todas as unidades prisionais do Tocantins, dedicando um tratamento humanizado nos procedimentos de inspeção. “Essa doação mostra o compromisso do governo federal com a política do sistema penitenciário. Essa tecnologia vai melhorar o trabalho dos nossos agentes penitenciários, proporcionando dignidade para quem precisa acessar as nossas unidades prisionais”, ressalta.

Os equipamentos doados são dois sistemas de inspeção de bagagem por Raio X, 21 portais detectores de metais, 94 detectores de metal manuais e 40 banquetas de inspeção íntima, um equipamento que permite a revista da região pélvica sem necessidade de desnudamento. Para manusear os novos equipamentos agentes penitenciários de várias unidades prisionais do Estado participaram do Curso de Inspeção para Acesso de Pessoas, Objetos, Veículos e Materiais em Estabelecimentos Prisionais. 

Foto: Ascom
Fonte: Tom Lima
Postador: Surgiu Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.