16 dezembro 2014

REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO TOCANTINENSE

Sintet Tocantins - 16/12/2014


Para o SINTET, revolução na educação tocantinense pode ser feita a partir do cumprimento das metas 17 e 18 do PNE
Segundo noticiou nesta segunda-feira, 15, um site da capital, a senadora do Tocantins, Kátia Abreu comentou sobre a nova gestão da Rede estadual de Educação. “A Educação no Tocantins vai ter uma revolução total”. A fala da senadora se refere à indicação de Mila Jaber, anunciada pelo governador eleito Marcelo Miranda para comandar a pasta em 2015.

Para o SINTET uma revolução na Educação se dá por exemplo, com o cumprimento das metas 17 e 18, do Plano Nacional de Educação (PNE), que consiste na valorização dos profissionais da educação (Meta 17 - Valorizar os(as) profissionais do magistério das redes públicas da Educação Básica, a fim de equiparar o rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do 6º ano da vigência do PNE) e no Plano de carreira docente (Meta 18- assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os(as) profissionais da Educação Básica e Superior pública de todos os sistemas de ensino). 

A categoria lamenta ter o pior plano de carreira dentre todas as outras categorias de servidores estaduais.

O SINTET defende ainda que para esta revolução acontecer de fato, é necessária a democratização da gestão escolar - que deve ser efetivada através da eleição direta para diretor de escola, equiparação dos salários entre PRONO e PROEB, formação continuada, liberação para estudos de pós-graduação strictu-sensu e melhores condições de trabalho (salas climatizadas, merenda e transporte escolar de qualidade, etc.). 

http://sintet.org.br/…/para-o-sintet-revolucao-na-educacao…/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.