26 agosto 2014

Apreensão de veículos pela Lei Seca deixa pátio do Detran lotado

OPERAÇÃO »
Operação contabiliza mais de 2 mil veículos abordados e mais de cem foram recolhidos para o pátio do Detran

Publicação: 26/08/2014 08:27 - O Imparcial

 
De sexta a domingo, a Operação Lei Seca tem movimentado as ruas da capital. Iniciada em 25 de julho, as blitzen têm realizado milhares de abordagens para orientar motoristas a não misturar bebida e direção, além de fiscalizar a documentação dos condutores, dos veículos e itens de segurança do carro. Durante um mês, cerca de 2860 pessoas foram paradas na operação, que já tem saldo considerado positivo pelo Departamento Nacional de Trânsito – Detran.

Ao todo, 108 automóveis e 52 motos, além de 15 veículos sem placa foram recolhidos e levados ao pátio do órgão. Motoristas sem habilitação ou licenciamento são as principais causas das remoções, bem como os autos de infração causados pelo uso inadequado do farol xenon (54), película fumê irregular (82), vencimento do extintor (550), entre outros dados.

De acordo com o diretor geral do Detran-MA, André Campos, o condutor não habilitado terá seu carro levado ao órgão e outras pessoa com documentação regular deve se apresentar para que a vistoria seja feita e o veículo liberado novamente. Ele explica ainda que se o carro não estiver licenciado, o mesmo precisa ter os documentos atualizados para que o motorista recolha do pátio do Detran.

O uso proibido do xenon, do excesso do fumê e o vencimento do extintor geram multas e o documento do carro fica retido até que a situação seja regularizada. “As pessoas não se atentam muito pra isso, são itens de segurança indispensáveis para o proprietário conduzir seu veículo sem oferecer risco a ninguém”, disse o diretor.

As abordagens à pessoas embriagadas resultaram em 23 com o limite acima do permitido, tornando crime, 99 condutores foram de infrações por conta da ingestão de bebida alcoólica e 212 fizeram o teste do bafômetro.

André campos destaca que mesmo se houver a recusa pelo teste o motorista pode ser autuado por meio de vídeos, fotos ou depoimentos que podem servir de provas para constatar a embriaguez ao volante. “O acordo feito com todos os parceiros da Segurança Pública é que não haja tratamento diferenciado para ninguém, não há corporativismo e nem apadrinhamento”, afirmou.

Sobre o uso das redes sociais para os condutores serem avisados pelos amigos, ele diz que “se você tem um grupo de amigos na internet e ele te orienta para não dirigir, para pegar uma carona ou um táxi, isso sim é uma mensagem de amizade e companheirismo e não orientar para driblar a operação, que vai colocar a sua vida em risco”.

Dentre os parceiros da Operação Lei Seca, André enfatiza que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – SMTT não está incluída. Ele disse que a mesma deveria ser mais uma realizadora de blitz na cidade, tornando a operação mais ampliada na cidade. “A Secretaria pode liderar outras frentes para fortalecer a operação Lei Seca, sendo expandida para outras localidades da capital”.

Com as apreensões, o pátio do Detran está com sua capacidade esgotada. O diretor sinalizou que os 400 carros que estão no “cemitério” do órgão serão amassados e transformados em sucatas por uma empresa especializada nos próximos meses.

Da continuação da Lei Seca, novos pontos estratégicos deverão ser incluídos na operação para abordar os condutores. “A lei é para ser respeitada por todos, não haverá tolerância para proteger vidas. Durante esses 30 dias tivemos muitos avanços e as pessoas devem olhar a operação como uma amiga e se orgulhar dessa campanha de educação no trânsito”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.