23 julho 2013

Vila Conceição inaugura o primeiro museu de Imperatriz

A comunidade rural da Vila Conceição inaugurou, na manhã desse sábado (20), o primeiro museu de Imperatriz. A atividade foi uma das atrações programadas para as comemorações dos 26 anos da Vila Conceição.
O objetivo da organização do evento é divulgar a história e as memórias da comunidade rural do Assentamento Itacira, a Vila Conceição, por meio da exposição de peças usadas pelos camponeses desde o período inicial da ocupação.
“Os objetos estarão distribuídos pela instituição como em uma casa da época”, afirma a direção do evento. Entre os itens expostos estão fotografias de momentos marcantes da história da comunidade, utensílios domésticos e objetos usados pelos assentados para o trabalho agrícola.
Teóricos como o historiador Adalberto Franklin e lideranças camponesas como Manoel da Conceição participaram do evento.

O museu
O Museu Comunitário Casa Branca é uma instituição não governamental sem fins lucrativos, localizada no Assentamento Itacira I, popularmente conhecido como Vila Conceição. “Como a história da comunidade estava se perdendo com a morte dos primeiros ocupantes e a saída dos mais jovens, o objetivo do Museu é resgatar e preservar as memórias do Assentamento”, ressalta Edelblan Conrado.
A intuição surgiu do projeto escolar “Nossa História, Nossas Memórias”, desenvolvido em 2010 pelos professores e alunos da extinta extensão do Ensino Médio. Mas só foi criado em julho de 2012, durante a comemoração dos 25 anos da Vila Conceição. Atualmente, é mantido apenas pela contribuição popular, através das doações e trabalho voluntário.

A Casa Branca
Casa Branca foi o primeiro espaço ocupado da Vila, pois era o local central da fazenda (onde ficava o capataz da antiga fazenda Itacira). A casa ficava próxima de um lago, o que facilitava o uso da água para a higienização dos camponeses e a execução das demais necessidades domésticas, etc. Por isso, a Casa Branca tem tanto um valor simbólico como ideológico para a comunidade. (Assessoria de Comunicação)

Fonte: O Progresso - publicado em 21/07/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.