31 julho 2013

Vestidos de preto, médicos aderem a protesto nacional contra programa federal

30/07/13 15h2630/07/13 15h52

Mobilização desta semana é preparatória para a marcha a Brasília marcada para agosto

Ente esta terça-feira, 30, e quarta-feira, 31, médicos participam de atos de mobilização e também paralisam atividades em protesto contra o Programa Mais Médicos. A Federação Nacional dos Médicos (Fenam), entidade que reúne sindicatos da categoria, contabiliza a adesão de cerca de 20 Estados e pede que médicos das redes pública e privada participem. Entre eles o Tocantins.

A Fenam informa que a mobilização desta semana é preparatória para a marcha a Brasília marcada para 8 de agosto, quando ocorrerá uma audiência pública sobre o Mais Médicos no Congresso Nacional. Em 10 de agosto, a categoria fará uma avaliação e, caso os 53 sindicatos médicos que integram a Fenam concluam que não houve avanços, a federação diz que será decretada greve.

Nesta quarta-feira dia 31, a partir das 8 horas, as três entidades médicas do Tocantins, Conselho Regional de Medicina (CRM), Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed) e Associação Médica do Tocantins (AMT) reunirão médicos vestidos de preto como forma de protesto na sede do sindicato, para um café com debate sobre as precariedades que afetam a saúde.

“Queremos dar voz a todos os médicos que desejam além de respeito, atender com dignidade os pacientes do Tocantins”, ressaltou o presidente do Conselho Regional de Medicina, Nemésio Tomasella.

A mobilização que defende quatro bandeiras: melhorias do Sistema Único de Saúde (SUS), médicos estrangeiros só com revalida, a carreira de estado no SUS e 10% da receita bruta federal destinada à saúde, pretende contribuir com o movimento nacional.

De acordo com o CRM, todos os médicos do Tocantins estão convocados pelas entidades médicas a trabalharem vestidos de preto, simbolizando luto pela falta de respeito dos governos aos profissionais da medicina e seus pacientes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.