31 julho 2013

TOCANTINS: Polícia Federal muda horário para emissão de passaporte no posto de atendimento do aeroporto de Palmas

Após 90 dias da emissão, se o passaporte não for retirado, será cancelado

Da Redação

A Polícia Federal do Tocantins (PF) informou nesta quarta-feira, 31, que a partir de 1º de gosto, o horário de atendimento no posto de emissão de passaporte da corporação, no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas , será das 7 horas às 14 horas.

Conforme a PF, vale salientar que após 90 dias da emissão, se o passaporte não for retirado, será automaticamente cancelado e recolhido. Nesse caso, a pessoa terá que iniciar todo o processo. Quando isso acontece, normalmente a pessoa se desespera e quer, a todo custo, um passaporte de emergência ou em regime de urgência. É importante frisar que há diferença entre os dois casos.

Excepcionalmente, mediante pedido fundamentado do requerente e pagamento de taxa diferenciada, poderá ser autorizada a entrega de passaporte comum modelo novo em caráter urgente. Caso deferido, o passaporte será entregue no prazo de três dias úteis, enquanto o prazo normal gira em torno dos seis. O pedido deverá ser protocolado junto a Superintendência de Polícia Federal no Tocantins, acompanhado de toda a documentação necessária para comprovação da urgência.

Já o passaporte de emergência será concedido àquele que, tendo satisfeito às exigências para a concessão de passaporte comum, necessite de documento de viagem com urgência e não possa, comprovadamente, aguardar o prazo de entrega. Tal documento só será possível nas hipóteses de catástrofes naturais, conflitos armados ou outras situações emergenciais, individuais ou coletivas, definidas em ato dos Ministérios da Justiça ou das Relações Exteriores, conforme o caso.

O pedido deverá ser protocolado junto a Superintendência de Polícia Federal no Tocantins, acompanhado de toda a documentação necessária para comprovação da urgência. Atualmente, em caso de deferimento, o prazo de entrega deste tipo de passaporte é de, no máximo, 24 horas.

Os critérios e documentos estão disponíveis na página da PF na internet. De qualquer forma, deve-se atentar ainda para o preenchimento do formulário eletrônico, disponível na página da Polícia Federal: http://www.pf.gov.br. O formulário com todos os dados do requerente é indispensável para a confecção do passaporte, mesmo que de urgência/emergência.

Situações que não configurem urgência ou emergência só serão atendidas dentro do horário marcado, conforme agendamento prévio, no momento do preenchimento do formulário eletrônico.

Levantamento
Segundo a PF, de 1º de janeiro a 30 de julho de 2012 foram emitidos 2773 passaportes. No mesmo período, este ano, foram produzidos 2572 passaporte. A pequena redução se deve principalmente à troca de equipamentos, o que gerou transtornos e maior espera no agendamento.

Fonte: Portal CT - 31/07/13 09h12 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.