29 julho 2013

Tocantins: Eduardo Siqueira diz que haverá mais corte de funcionários

O secretário estadual das Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, afirmou, em entrevista à imprensa de Palmas nesta quinta-feira, 25, que o Governo do Etado precisará fazer um corte ainda maior que 15% na folha de pagamento. “Fui convidado para a reunião do Comitê de Gestão Pública e defendi a diminuição de diretorias, coordenadorias, subsecretarias e secretarias executivas”, afirmou.

O governo anunciou em junho que ultrapassou o limite legal com pagamento de folha de pagamento, 49%, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Para Eduardo Siqueira, a decisão do governo em reduzir 15% em despesas com pessoal nos cargos comissionados e a não renovação de contratos temporários são ações imediatas para adequar as contas do governo já em 2013. “O governo, em um primeiro momento, tomou a decisão de colocar a cargo de cada secretário apontar e encontrar, dentro de suas estruturasadministrativas, o desligamento, o fim dos contratos temporários que não serão renovados e a diminuição dos cargos de diretoria e assessoramento que são os DAS. O Comitê Gestor irá, agora, aplicar”, afirmou.

Informação não bate com a do Comitê Gestor

Em nota, o próprio Comitê Gestor afirmou que o governo não conseguiu atingir o índice de 15% – chegou a 8% apenas – e agora estuda medidas para ainda tentar reduzir os custos, entre elas, diminuir os salários dos comissionados, o que deve ser anunciado nos próximos dias. Os sindicatos criticaram e acusam a administração estadual de não querer demitir os DAS.

Eduardo destacou também que a medida que visa reduzir os custos da máquina administrativa é positiva. “Isso valoriza o funcionalismo público efetivo e nos permite o chamamento de concursados”, disse. Para ele, a economia permitirá novas ações: “Vamos perseverar ainda mais em baixar o custo da administração para que haja mais dinheiro para as atividades fim”, declarou.

Porém, o Estado está impedido de convocar os aprovados no concurso do quadro geral e outros porque extrapolou o limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Assim, antes de setembro, quando começa o terceiro quadrimestre, o governo não poderá contratar. Depois, só se conseguir reduzir os custos a ponto de se enquandrar nos limites estabelecidos pela LRF.

O secretário explicou ainda que, para avaliar as finanças dos Estados, a Secretaria do Tesouro Nacional trabalha com quadrimestres e, a partir disso, esclareceu a medida do governo estadual: “Tivemos um impacto forte a partir do dia 1º de maio por conta da data-base. Então os meses de maio, junho, julho e agosto são meses que nós temos que fazer um ajuste, porque eles refletirão no último quadrimestre. E é onde nós seremos avaliados pela Secretaria do Tesouro Nacional”, afirmou.

Fonte: Folha do Bico. Postado por Agência Araguaia CAPC em 26 de julho de 2013 em Tocantins


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.