26 julho 2013

TOCANTINÓPOLIS: Defensor é desrespeitado durante júri popular

Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 26 de julho de 2013 em Bico do Papagaio

A Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (ADPETO) divulgou nota à imprensa criticando a atitude do juiz presidente do Tribunal do Júri de Tocantinópolis que teria desrespeitado o Defensor Público Rubismark Saraiva Martins, durante julgamento.
Segundo a nota, o fato teria acontecido no dia 18 de julho durante realizaçãode júri popular na cidade. A entidade afirma que o Defensor foi desrespeitado no exercício profissional acarretando prejuízos no atendimento ao assistido.
Na nota de desagravo, a Associação dos Defensores classificou o fato como “grave” por ter desrespeitado às suas prerrogativas do Defensor. A atitude do magistrado foi inaceitável e impedia a defesa de exercer o seu trabalho, ofendendo a pessoa do Defensor com vários impropérios (discurso ofensivo e injurioso).
Ainda segundo a Associação, diante do ocorrido o Defensor Rubismark Saraiva Martins se retirou do plenário do Júri não tendo, portanto, prevalecido o direito de defesa do acusado, a respeitabilidade da instituição Defensoria Pública, bem como a dignidade do profissional, que foi ofendido com palavras incompatíveis com o trato forense.
A Associação destaca que o Defensor Público é profissional que goza de respeitabilidade na comunidade jurídica, não medindo esforços para atender aos menos favorecidos, já tendo feito mais de 150 (cento e cinquenta) júris em todo o Estado, sendo o incidente ocorrido em Tocantinópolis um evento insólito, causado por má condução dos trabalhos pelo juiz presidente, que não quis permitir o exercício da defesa técnica e veemente de um pobre.
Conforme a Associação, a nota visa desagravar o Defensor Público, alertar as Instituições para que permaneçam vigilantes contra este tipo de conduta reprovável, para fins de evitar que o direito de defesa e a diginidade dos atores processuais sejam sempre respeitados. (AF Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.