10 julho 2013

Servidores de hospital em Araguaína protestam contra federalização

10/07/2013 09h22 - Atualizado em 10/07/2013 12h39


Eles saíram do hospital e se concentraram na praça das Bandeiras.
Governo do estado diz que a intenção é doar entidade à UFT.

Do G1 TO, com informações da TV Anhanguera

Manifestantes saíram pelas principais ruas do centro de Araguaína (Foto: Marcus Mesquita Santos/Sintras)Manifestantes saíram pelas principais ruas do
centro de Araguaína
(Foto: Marcus Mesquita Santos/Sintras)
Cerca de cem  servidores do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Araguaína(TO), fizeram uma manifestação nesta quarta-feira (10) contra a federalização da unidade e da Fundação de Medicina Tropical (Funtrop). Eles caminharam pelas principais ruas da cidade até chegar à praça das Bandeiras.
Em entrevista concedida hoje ao Bom Dia Tocantins, a auxiliar de enfermagem do HDT e integrante do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins, Maria das Graças Silva, disse que os servidores estão preocupados com o anúncio do governo do estado sobre a federalização. "A gente fica questionando sobre os prejuízos que podem causar aos servidores e a população. Nossa preocupação é com as doenças transmissíveis."
Funcionários do Hospital de Doenças Tropicais durante manifestação em Araguaína (Foto: Marcus Mesquita Santos/Sintras)Funcionários do Hospital de Doenças Tropicais
durante manifestação em Araguaína
(Foto: Marcus Mesquita Santos/Sintras)
Em nota emitida nesta terça-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde diz que a Fundação de Medicina Tropical (Funtrop) e o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Araguaína não serão fechados. O que há por parte do governo estadual é a iniciativa de federalização da Funtrop e do HDT através da doação das unidades à Universidade Federal do Tocantins (UFT). O órgão afirma ainda que o governo determinou que a doação só vai acontecer mediante o compromisso da continuidade da assistência prestada à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.