31 julho 2013

Programa DST/AIDS tem novas instalações em Imperatriz

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), tem trabalhado pela humanização do sistema de saúde público no município. Para melhorar o atendimento prestado aos usuários dos programas DST/AIDS e Hepatites Virais, a SEMUS realizou a reforma do pavilhão do programa no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera.

A cerimônia de entrega, realizada na manhã de terça-feira (30), contou com a participação da coordenadora do DST/AIDS, Lismarly Amorim; do secretário adjunto da Saúde, Arnaldo Alencar; do assessor-chefe de Comunicação da Prefeitura, Elson Araújo, e dos profissionais que atuam no complexo.

A ação, que contemplou pintura, remoção de portas velhas, demolição de azulejos antigos, construção de novos banheiros, isolamento de ponto de ar condicionado, troca de piso, e de forro, tem o objetivo de aperfeiçoar o trabalho do programa que confirma três novos casos de HIV por dia em Imperatriz.

Em seu discurso, Lismarly falou da alegria de poder proporcionar melhores de acomodações aos pacientes. "Estou muito feliz em entregar e receber esse novo espaço, com uma nova ambientação, limpo, estruturado que acolhe melhor os pacientes, porque eles chegando aqui vão se sentir mais acomodados, se sentir melhor e mais à vontade para se tratar", explica. Ela esclareceu ainda que durante todo o período de reforma todos os serviços do programa estiverem em funcionamento.

Arnaldo Alencar falou dos avanços, colocando em evidência a preocupação da secretária de Saúde, Conceição Madeira, com os problemas da saúde como um todo. "Eu me lembro bem que os primeiros casos de Aids notificados, os pacientes recebiam os diagnósticos como uma sentença de morte, mas já houve muitos avanços e o trabalho da Secretaria de Saúde hoje é pegar este doente que ainda é discriminado e marginalizado e lhe proporcionar um atendimento digno, e isso a secretária vem desenvolvendo muito bem", ressaltou.

Representando o prefeito Sebastião Madeira, o assessor-chefe de Comunicação, Elson Araújo, destacou que uma das maiores preocupações da atual gestão em todos os setores de atuação do município é a humanização do atendimento. "O prefeito Madeira costuma dizer que, além do tratamento com remédios, a atenção com as pessoas é fundamental. O que importa não são prédios, ruas, e sim as pessoas".

Sobre o programa

O Programa Municipal de DST/HIV/Aids foi implantado em 1988 para atendimento especializado dos portadores do HIV/Aids no município, tendo sua sede primeira no Posto de Saúde Três Poderes. Atualmente está localizado no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera e acompanha em ambulatório cerca de 840 pacientes com Aids, do município de Imperatriz, sul do Maranhão, sul do Pará e região do Bico do Papagaio (Tocantins).
Além disso, o programa mantém o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) materno infantil implantado no Hospital Regional Materno Infantil, que acompanha gestantes soropositivas, crianças expostas e Aids pediátrico. Sua estrutura proporciona aos pacientes soro positivos, testes para diagnóstico dos casos e o tratamento que inclui realização de exames especializados, dispensação de medicamentos e acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais. (Maria Almeida - ASCOM)

Fonte: O Progresso - publicada em 31/07/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.