19 julho 2013

PMDB apresentará PEC para reduzir ministérios na volta do recesso

O líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), anunciou nesta quinta-feira que completou as 171 assinaturas necessárias para protocolar o projeto de emenda constitucional (PEC) que reduz de 39 para 25 o número de ministérios do governo federal. Ele pretende entregar o projeto no mês que vem, logo que o Congresso voltar do recesso. A redução no número de ministérios é uma ação que atinge diretamente o governo da presidente Dilma, que usa as quase quatro dezenas de ministérios para abrigar os partidos aliados, entre eles o próprio PMDB.

O ataque dos peemedebistas ao número de ministérios não é exclusividade do líder Eduardo Cunha. À coluna Radar On-line, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também defendeu a ideia – descartada publicamente por integrantes do governo e do PT.

Quando é lembrado de que tem cinco ministérios, o PMDB – maior partido da base aliada – usa de ironia para tentar mostrar seu desprendimento em relação ao tema. “O PMDB tem ministro, não tem ministério”, repete Eduardo Cunha, quase como um mantra. A afirmação demonstra o descontentamento da legenda pelo fato de não receber os cargos de “porteira fechada”. Para os peemedebistas, esse aparelhamento total não seria fisiologismo, mas uma necessidade fundamental para poder formular as políticas de determinadas pastas e, consequentemente, ser cobrado por elas.

Além de atender a oito partidos aliados, o crescimento do número de ministérios deve-se também à tentativa do governo de contemplar as diversas correntes do PT. O PMDB ocupa hoje cinco ministérios na gestão Dilma: Agricultura, Previdência, Turismo, Secretaria de Aviação Civil (que tem status de ministério) e Minas e Energia.

Fonte: Jornal Pequeno/FONTE: Estadão - Publicado em: 19/07/2013 - 10:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.