04 julho 2013

O caminho do dinheiro da propina à dirigentes da FIFA, desde a origem na TV Globo

FONTE: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/07/o-caminho-do-dinheiro-da-propina.html


O recém descoberto processo de autuação da TV Globo por sonegação de imposto derenda referente à Copa de 2002, tem um elo de ligação com o escândalo das propinas à dirigentes da FIFA, incluindo o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

O site Swissinfo.ch, da TV pública da Suíça já divulgou reportagem há algum tempo onde diz:
Inicialmente, em 2001, a Fifa havia dado queixa contra a ISL/ISMM, supostamente por causa de um pagamento antecipado de 60 milhões de dólares feito pela TV Globo por direitos de transmissão da Copa de 2002, que a ISMM teria desviado para uma conta "secreta" em Liechtenstein, fora do controle da Fifa.
...
Segundo o jornal suíço NZZ, embora a maioria dos "beneficiados" mencionados na documentação do processo continue nos seus cargos – como, por exemplo, os membros do Comitê Executivo da Fifa Nicolas Leóz (Paraguai) e Ricardo Teixeira (Brasil)
Pelas recentes notícias, o caminho do dinheiro, parece ser este:

1) A Rede Globo compra uma empresa "offshore" no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas. Segundo a Receita Federal, a empresa foi de fachada para fazer a remessa do dinheiro.

2) Menos de um ano depois, a Rede Globo vende a empresa no paraíso fiscal e usa o dinheiro no exterior para pagar os direitos televisivos da Copa de 2002 à empresa ISL/ISMM, designada pela Fifa.

3) A ISL/ISMM desviou dinheiro para uma conta "secreta" em Liechtenstein.

4) Essa conta secreta foi usada para pagar propinas aos dirigentes da Fifa, entre eles o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Mesmo que a propina em si tenha sido paga pela ISL/ISMM, o forte mau cheiro exalado deste conjunto de operações recomenda que a Rede Globo mostre o DARF (recibo de pagamento à Receita Federal) e explique com transparência ao distinto público, porque suas recentes notasa respeito do assunto tem sido evasivas.

Em tempo:
Hoje, 03/07, tem ato Nacional em frente às emissoras da Rede Globo em todo o Brasil. Procure saber em sua cidade.
No Rio, das 17 às 20hs: https://www.facebook.com/events/562115547160522/
Em Fortaleza, às 16:30hs: https://www.facebook.com/events/156592181195500/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.