11 julho 2013

MP manda instaurar investigação criminal para apurar morte de animais durante a cavalgada


(Dois cavalos mortos e um burro deitado por estafa devido a excesso de peso)
Jesner Moraes/Asmoimp

Fonte: O progresso - publicado em 09/07/13

O Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor Joaquim Ribeiro de Sousa Júnior, titular da 6ª Promotoria Criminal da Comarca de Imperatriz, determinou a instauração de investigação criminal visando a identificação dos responsáveis diretos e indiretos pelos maus tratos de animais durante a realização da cavalgada que abriu a 45ª Expoimp, realizada sábado passado.
O expediente do Ministério Público foi encaminhado ao delegado regional Assis Ramos, que pessoalmente vai abrir a investigação criminal com a abertura de inquérito e realizar com sua equipe as investigações solicitadas pelo MPE.
De acordo com o promotor Joaquim Ribeiro de Sousa Júnior, o que levou o Ministério Público a solicitar tal investigação foram as imagens de dois animais mortos e outro com estafa, o que o levou a deitar devido ao excesso de peso que carregava durante a cavalgada.
Segundo o promotor, pessoas denunciaram que dois cavalos que puxavam carroças com excesso de gente morreram em função do cansaço devido ao sol forte e, possivelmente, falta de água. Segundo os denunciantes, tinha carroças que carregavam até dez pessoas e puxadas por apenas um animal, como foram os casos dos dois que acabaram morrendo.
Maus tratos a animais é crime, cuja pena pode chegar a um ano de detenção e está tipificado no artigo 32 da Lei 9.605/98.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.