12 julho 2013

Manifestantes voltam às ruas em ITZ e interditam a BR-010

O ‘5º Ato Unificado’ reuniu trabalhadores de diversas áreas e a concentração foi na Praça de Fátima.

Fonte: Imirante / Alan Milhomem / Imirante Imperatriz
11/07/2013 às 20h48 - Atualizado em 12/07/2013 às 00h18
FON
Cerca de 500 pessoas, segundo a PM, participaram da concentração na Praça de Fátima. (Foto: Antonio Pinheiro / Divulgação)
IMPERATRIZ – Professores, trabalhadores da área da saúde, policiais e bombeiros militares, alunos e sociedade civil organizada saíram, mais uma vez, as ruas de Imperatriz para protestar. Dentre os principais pedidos estavam: a melhoria salarial, melhores condições de trabalhos, redução da jornada de trabalho para algumas categorias, saúde e educação de qualidade melhoria no transporte coletivo, aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 300, entre outros. A onda de protesto ocorreu em todo país.
A concentração dos manifestantes foi na Praça de Fátima e, segundo a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas estiveram presentes. Da praça, os manifestantes cruzaram a cidade com faixas, cartazes e gritos de ordem até a BR-010 e interditaram a rodovia. A via foi interditada na ponte sobre o Riacho Cacau com queima de pneus e pedaços de madeiras, além de um carro de som.
Os manifestantes exigiam a presença de representantes da prefeitura para negociação. Depois de aproximadamente duas horas de interdição e uma conversa com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o trânsito foi liberado por volta das 22h15, mesmo sem a presença de autoridades municipais. Segundo a coordenação do protesto, os movimentos sociais e sindicais vão elaborar um documento pedindo que o município cumpra a decisão judicial e a quebra do contrato com a empresa Viação Branca do Leste (VBL) que opera a maioria das linhas de transporte coletivo na cidade.
“Nós queremos que o processo licitatório de escolha da nova empresa tenha ampla participação popular”, disse Renan Chaves. Para o presidente da associação de bombeiros militar do Maranhão, Jean Marrie, a classe cobra a aprovação da PEC 300 que cria o piso salarial para bombeiros e policiais militares de todo país.
Com a interdição da BR-010, um congestionamento de mais de 5 km foi formado nos dois sentidos da via. Motoristas que passavam pelo local reclamaram do protesto. “Esse protesto precisa ter limite, pois do jeito que está é uma bagunça e prejudica a vida de todos nós", disse o motorista, José Morais, que saiu de Estreito com destino a Imperatriz.
Mais uma vez, em menos de 24h, a BR-010 foi interditada. (Foto: Antonio Pinheiro / Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.