20 julho 2013

Jovens falam sobre expectativa de participar da Jornada Mundial da Juventude

A 38ª edição da Jornada será realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro.

Na Mira com informações da assessoria
Os jovens da Comunidade Católica Shalom em São Luís estão em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que reunirá, de 23 a 28 de julho, mais de 2 milhões de jovens no Rio de Janeiro. É com adereços que remetem à cultura maranhense, mochilões e também com muita alegria e disposição que o grupo, de 180 peregrinos, se prepara para chegar à cidade maravilhosa e ter o tão esperado encontro com o Papa Francisco. Os jovens receberam as últimas instruções sobre a JMJ nesta quinta-feira (18), em um encontro realizado na sede da comunidade, no bairro do Calhau.
A expectativa para o encontro com o Papa Francisco é grande e, certamente, será o momento ápice do evento. Mas, segundo o coordenador do grupo, para os jovens da Comunidade Shalom, participar da Jornada é algo ainda maior que um encontro com o Pontífice, é um chamado especial. “Não estamos indo para a Jornada por acaso. Estamos indo porque tivemos e queremos ter uma experiência com Deus e com a Igreja e porque outros jovens estarão lá e também precisam ter essa experiência. Somos chamados a falar do amor de Deus a essas pessoas”, resume a missionária consagrada na Comunidade de Vida Shalom, Fernanda Clara.
Preparativos
Para cumprir com esse chamado, os jovens peregrinos foram orientados acerca do desembarque na capital carioca, alojamento, alimentação e retirada de ‘kits de peregrino’. Também receberam instruções sobre como proceder para participar dos momentos de catequese com os bispos e da vigília com o Papa, a ser realizada no local que recebeu o nome “Campus Fidei”, em Guaratiba. Os peregrinos caminharão cerca de 13km até chegar ao local, onde deverão pernoitar munidos de colchonetes ou sacos de dormir, com alimentação e toda estrutura necessária à disposição nas ilhas alocadas no espaço.
Para Thamires Pacheco, a vigília com o Papa será o ponto alto do evento e uma oportunidade de reavivar a fé católica. “Estar com milhões de jovens que partilham da mesma verdade que eu, mesmo talvez não conseguindo estar perto do Papa, vai ser esplêndido”, comenta.
A jovem Natally Alves, que participou da 37ª edição da Jornada, em Madri, considera a vigília com o Papa também como uma oportunidade de conhecer peregrinos de outros países. “Lá a gente vê como o mundo pode caber em um lugar tão 'pequeno'. A gente olha para a direita, e vê o grupo de um país cantando e dançando suas músicas típicas, olha para a esquerda e vê outro grupo de outro país! É um momento que permite conhecer muitas pessoas”, conta a jovem de 17 anos.
Missão
Para o missionário Ricardo Araújo Santos, a Jornada Mundial da Juventude começou mais cedo. No Rio de Janeiro desde o dia 14 de julho, o consagrado da Comunidade de Aliança Shalom foi aceito como socorrista voluntário no evento. “Ser voluntário da Jornada é uma grande graça em todos os sentidos. Quando recebi a resposta fiquei muito feliz por servir à Jornada, servir à igreja e acima de tudo servir a Deus”, afirmou. Para servir como voluntário socorrista na JMJ, Ricardo recebeu um treinamento geral de 4h em que foram explanadas noções de comportamento do voluntário, informações sobre a cidade, alojamento e transporte de peregrinos. O missionário receberá ainda um treinamento específico com informações sobre primeiros socorros.
Artes
Alegria de contribuir com a Jornada é o que também sente o missionário Thiago Cruz, postulante da Comunidade de Vida, que participará do espetáculo musical “Tobias e Sara – Um Caminho de Esperança”, uma das apresentações artísticas da Comunidade Shalom no Festival da Juventude, que compõe a programação do evento. “É uma honra representar o Shalom na Jornada Mundial da Juventude, saber que a comunidade está podendo se expressar de muitas formas, inclusive através das artes”.
Com origem em Toulon, na França, e adaptado para a Jornada, o espetáculo retrata um caminho trilhado e conduzido na esperança através de uma história bíblica de amor. Para Thiago, o teatro, assim como todas as vertentes da arte católica, atrai o jovem para transmitir uma mensagem de fé. “Esse espetáculo fala da esperança, do amor entre o homem e a mulher, dos frutos que nós colhemos por esperar em Deus. Tudo é preparado com muita oração”.
Outros espetáculos musicais como “Lolek”, que conta a história de João Paulo II, o Papa dos jovens, e “Anchieta, que retrata a vida do Beato José de Anchieta, apóstolo do Brasil e jovem que com apenas 19 anos, veio ao novo continente com sede de evangelizar, também compõem o rol de atrações do Festival da Juventude, que agregará ainda modalidades como Pontos Turísticos, Música, Exposições, Atos Religiosos, Itinerários da Fé, Trilhas, Dança e Cinema.
Serviço
A 38ª edição da Jornada Mundial da Juventude tem como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19). O evento acontece de 23 a 28 de julho, no Rio da Janeiro, com a maioria dos atos centrais realizados em Copacabana.
Fonte: Imirante - publicado em 20/07/2013 às 10h21 - Atualizado em 20/07/2013 às 10h40

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.