26 julho 2013

IMPERATRIZ: Ex-pacientes ajudam a divulgar prevenção de hepatites virais

Programa realiza blitz na manhã desta sexta-feira (26), na Avenida Dorgival

Fonte: Dominuto.com.br - Em sexta-feira 26 julho 2013 às 11:24, por Esaú Moraes


Programa das Hepatites virais foi fundado em julho de 2012 em Imperatriz
FOTO: ESAÚ MORAES
Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, nesta sexta-feira (26), voluntários realizam blitz na Avenida Dorgival. A ação reúne ex-pacientes, que ajudam a distribuir informativos sobre prevenção e tratamento de doenças como HIV, sífilis e as hepatites B e C.
Em Imperatriz, o Programa das Hepatites Virais foi fundado em julho de 2012 e, desde então, já constatou cerca de 180 casos. A coordenadora Débora Carneiro explica que “o programa tem se desenvolvido para abraçar a cidade e identificar mais casos de hepatites virais”.
A partir da próxima semana, a ação também vai realizar testes rápidos em cinco unidades de saúde. “O teste é simplesmente uma coleta de sangue e o resultado sai entre 15 e 30 minutos”, esclarece a coordenadora. Segundo ela, muitas pessoas deixam de fazer por falta de informação e medo.
Tem que se proteger muito bem, porque ele é muito perigoso para o nosso corpo. O tratamento é muito importante.
“O medo de saber que tem uma doença, porque as hepatites B e C também são DSTs [Doenças Sexualmente Transmissíveis]. Podem ser transmitidas sexualmente e através de material contaminado, como alicates de unha e seringas”, afirma Débora.
Voluntários – A pequena voluntária Maria Clara, de 6 anos, veio com a avó e já presenciou casos da doença na família. Ela define o vírus como “muito mal” e alerta para a importância da prevenção e tratamento. “Tem que se proteger muito bem, porque ele é muito perigoso para o nosso corpo. O tratamento é muito importante”.
França Barros, avó de Maria Clara, descobriu a doença logo cedo e passou um ano em tratamento. Ela afirma ser muito sofrido, mas que não é impossível. “Eu não posso ficar calada. É uma coisa muito importante e as pessoas têm que se conscientizar. Quanto mais demorarem a fazer o tratamento, mais difícil é a cura”.
Saiba os locais que vão disponibilizar os teste rápidos:
Segunda-feira (29/07) – Unidade de Saúde Nova Imperatriz
Terça-feira (30/07) – Unidade de Saúde Milton Lopes
Quinta-feira (01/08) – Unidade de Saúde Vila Cafeteira
Sexta-feira (02/08) – Unidade de Saúde Maria Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.