24 julho 2013

Com uma safra de 40,7 mil toneladas, produção de sorgo no Tocantins é a maior da região

Localizado em posição geográfica estratégica para escoamento de produção, o Tocantins destaca-se como o maior produtor de sorgo das regiões Norte e Nordeste do país. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que na safra 2012/13 a produção de sorgo do Tocantins foi de 40,7 mil toneladas – a maior entre os 16 estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seagro), Genebaldo Barbosa de Queiroz, o Tocantins apesar de ainda não ser um dos maiores produtores de grãos do país, vem se destacando pelo crescimento de sua produção ao oferecer condições favoráveis ao cultivo.

“O Tocantins, em geral, tem aptidão agrícola em praticamente todos os municípios. Nosso clima é favorável, o relevo é bastante plano e temos ainda muita disponibilidade de áreas. A logística também favorece a produção e seu escoamento. A ferrovia liga o estado aos portos do nordeste que encaminha os produtos pra Europa. Todos esses fatores vêm refletindo no aumento da produção ano a ano”, exalta Genebaldo.

A produção de sorgo no Tocantins ocorre junto com a produção de soja. O grão é plantado na safrinha, em substituição da soja. O ciclo produtivo do sorgo varia entre 110 a 120 dias. Genebaldo destaca que “os produtores tem preferido o sorgo por ele ser mais tolerante a estiagens e ter o ciclo mais curto’.

Conforme o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, que possui mais de 270 cooperados em 13 municípios tocantinenses (Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Santa Maria do Tocantins, Tocantínia, Itacajá, Itapiratins, Goiatins, Recursolândia e Centenário), a produção apenas desta região chega a 12 mil toneladas por ano. Do total de cooperados, 70 produzem sorgo destinado basicamente a suplementação animal e cobertura do solo. “Grande parcela desse sorgo é destinada a confinadores de gado e outra parte para produção de ração animal”, destaca Ricardo.

O agricultor Luiz Gilberto Ramos, do município de Pedro Afonso, cultiva sorgo desde 2002. Ele declara que este ano a expectativa é produzir mais de 27 sacas por hectare. Gilberto revela que optou pelo cultivo do sorgo devido a grande adaptabilidade do grão às condições naturais oferecidas no Tocantins e fácil comércio. “Minha produção é vendida basicamente para produção de ração para gado. A maior parte é comercializada para o município de Araguaína”, comenta.

Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 24 de julho de 2013 em Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.