26 julho 2013

CACHOEIRINHA: PRONATEC leva qualificação ao assentamento Oziel Pereira


389994_178487022326166_785546603_n
Estudantes do Projeto de Assentamento Oziel Pereira, localizado no município de Cachoeirinha, receberam o certificado de auxiliar técnico em Agropecuária pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego(PRONATEC/Campo).
A solenidade de certificação contemplou 40 alunos que concluíram a carga horária de 200h do curso ministrado. A cerimônia teve início com a entrada das bandeiras: do Brasil, Tocantins, Cachoeirinha e do Movimento dos Sem Terra (MST). Em seguida os estudantes, juntamente com seus respectivos padrinhos e madrinhas caminharam até a mesa de autoridades para receber seus certificados.
O PRONATEC/Campo tem como demandante o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As disciplinas do curso foram ofertadas com o intuito de atender às demandas apresentadas pelos assentados, inclusive debatidas durante as visitas da equipe do 
campus
 do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), de Araguatins.

João Pillar da Costa, assentado e aluno do PRONATEC, é um exemplo daqueles que aproveitam as técnicas apresentadas durante o curso, e as colocaram em prática. Antes mesmo da conclusão das aulas, ele, juntamente com um vizinho resolveram plantar sua própria horta com diferentes tipos delegumes. Segundo seu João, a horta não existiria se ele não tivesse assistindo às aulas no PRONATEC, pois ele não tinha experiência de como fazer uma horta produtiva. Com a renda da venda dos produtos da horta, seu João pretende aumentar a renda familiar.
Assim como seu João outros moradores terão a oportunidade de aprendizagem e qualificação. Segundo o coordenador adjunto do PRONATEC Araguatins, Gilvânio Alves Pereira, o assentamento já está pleiteando nos cursos para 2014. O coordenador destacou que inicialmente algumas dificuldades foram enfrentadas, como o distanciamento do assentamento da cidade de Araguatins, para que o curso fosse ministrado naquela comunidade. No entanto, com planejamento da equipe do PRONATEC, foi possível realizá-lo com êxito. “Vamos trazer dois novos cursos para assentamento ano que vem, esta comunidade é exemplo de sucesso, pois vocês são interessados, querem fazer, querem crescer”, finalizou o coordenador.
Para o diretor geral do IFTO de Araguatins, Décio Dias dos Reis, o resultado positivo obtido, por meio do curso, foi resultado do envolvimento e afinidade da equipe do PRONATEC com a comunidade, os professores que ministraram as aulas estavam cientes das necessidades da comunidade.  De acordo com o diretor, e satisfatório ver como esses cursos transformam a vida das pessoas.
No decorrer da cerimônia, alunos e autoridades também se pronunciaram, destacando os resultados positivos e as mudanças promovidas pela no assentamento, em virtude da realização do curso de auxiliar técnico agropecuário. O evento foi encerrado com churrasco e show com banda local. (Com informações de Kelinne Oliveira)
Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 26 de julho de 2013 em Bico do Papagaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.