19 julho 2013

ARAGUATINS: Incompetência do SEBRAE e ADTUR provoca prejuízos na Temporada de Praia


Nesta quinta-feira, 18, comerciantes que trabalham na Praia da Ponta procuraram o webjornal Folha do Bico para declarar sua indignação quanto a atuação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), da Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR) e do Governo do Estado, no apoio a organização da Praia da Ponta em Araguatins.
Segundo relataram os comerciantes, os prejuízos financeiros já são grandes até aqui. “Olha o momento de maior movimento de turistas, de pessoas das cidades vizinhas como Parauapebas, Marabá e Imperatriz, é sem dúvidas do dia 1ª à 31 de julho. Nesse período é que os turistas visitam nossa cidade para aproveitar as praias, depois disso não adianta temporada em agosto ou setembro, porque só o povo da cidade vem”, disse um dono de barraca. Outro comerciante relatou que esses 30 dias de praia seriam importantes para o comércio local receber os consumidores de outros municípios que vem aproveitar as férias na cidade e gastar dinheiro no comércio local. “Não se vive de turismo com dinheiro do habitante ou morador da própria cidade, esse dinheiro já é girado aqui, uma cidade para ter lucro com turismo tem de oferecer condições para atrair pessoas de fora, que trazem dinheiro das cidades deles para gastarem aqui, em hotéis, restaurantes, bares, etc”, disse.
A revolta dos comerciantes é por conta da inoperância do SEBRAE, da ADTUR e do Governo do Estado em cumprirem o acordo firmado com a Prefeitura Municipal de fornecer por meio de um convênio a estrutura na Praia da Ponta, principal destino praiano do Bico do Papagaio. Enquanto praias como a da Tartaruga, em Peixe; Praia do Sono, em Pedro Afonso; Praia da Gaivota, em Araguacema e Praia Porto Real, em Porto Nacional, ficaram prontas dentro do prazo, a tempo de receber turistas desde o inicio da Temporada de Verão 2013, a praia de Araguatins ainda se arrasta montando a estrutura e deve ficar 80% pronta este final de semana.
Estrutura da Praia em Araguacema deve atrair 80 mil turista. Lá o SEBRAE e ADTUR forneceram tudo já no inicio da temporada
Estrutura da Praia em Araguacema deve atrair 80 mil turista. Lá o SEBRAE e ADTUR forneceram tudo já no inicio da temporada
“Eu vi diversas pessoas vindas do Pará, do Maranhão e até de Goiás chegarem aqui na Praia da Ponta e se mostrarem decepcionadas com o que viram, uma praia desorganizada. Voltamos a receber nossos turistas como recebíamos a 10 anos atrás. Voltamos no tempo. Parabéns ou SEBRAE e ao Governo por denegrirem a imagem da Praia da Ponta”, disse um comerciante ambulante.
Estrutura na Praia do Sono em Pedro Afonso, também instalada dentro do prazo
Estrutura na Praia do Sono em Pedro Afonso, também instalada dentro do prazo
A Prefeitura Municipal já havia informado a nossa reportagem desde o começo do mês, que havia ocorrido um atraso no processo de licitação para escolha das empresas que forneceriam a estrutura para a Praia da Ponta, sob a responsabilidade do SEBRAE. Este mesmo problema e desorganização do SEBRAE e ADTUR prejudicou as praias de Itaguatins e Xambioá.
Os comerciantes pediram para não serem identificado na reportagem temendo retaliação do SEBRAE e ADTUR.
Fonte: Folha do Bico - Postado por Agência Araguaia CAPC em 19 de julho de 2013 em Bico do Papagaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.