29 junho 2013

CUIDADO, O SUMIDOURO ESTÁ POR PERTO!





As lendas tocantinenses são ricas, exóticas e uma constante no imaginário popular. Dentre elas, existe uma, muito pouco divulgada nos livros, eventos e espaços culturais. É a lenda do sumidouro.
Segundo a população o sumidouro é um ser imaginário, um fenômeno inexplicável, que some com tudo em quanto; a qualquer momento ou lugar. Na Região do Bico do Papagaio é bem frequente sua presença.
Tal se pode manifestar tanto no campo quanto na cidade; tanto em empresas públicas quanto privadas. Assim, se de repente, você põe algo num lugar e logo em seguida não acha mais, não se engane, é o sumidouro se manifestando, e comprovando a tradição popular.

      

Em órgãos e escolas públicas são também frequentes tais sumiços. Em uma delas some-se de tudo: só este ano já sumiram servidores por quase um mês (sem justificativa); outros somem por um turno e aparecem noutro (também sem justificativa); somem-se chaves de armários, quando interessa encontrar algum documento importante; some-se livro de ata que inocentaria servidor acusado de infração; e até livro de ponto (quando questionada sua lisura). 

Mas vale destacar que os sumiços não são apenas de objetos materiais e pessoas: some-se também a coerência entre ideias e atos; some-se a imparcialidade na interpretação da realidade; na contratação de serviços e na aquisição de materiais; some-se a transparência; somem-se as reuniões, as informações e muitas outras coisas, inexplicavelmente, como também some-se a criticidade de muitos; a qualidade do ensino e a participação da comunidade de modo ativo, crítico e coerente com os princípios morais, educacionais e legais.

       Portanto,  cuidado  com  o  sumidouro,  pois  ele  pode estar perto de você! O melhor “remédio” para este ser é a reflexão, visto que o mesmo prefere se manifestar nos momentos de desatenção, comodismo e alienação.
            

Um comentário:

  1. Gostei da lenda!!! Quem sabe depois divulgada esse ser "sumidouro' adormeça por um tempo.

    ResponderExcluir

Os comentários geram responsabilidade. Portanto, não ofenda, difame ou dscrimine. Gratos pela contribuição.